Publicidade

A arquitetura é algo que existe no mundo desde que a humanidade começou a perceber a necessidade de possuir um local em que poderia se recolher de uma forma segura.

Mas, nos dias de hoje, ela é mais do que um lugar seguro para se abrigar. Ela reflete a personalidade de um proprietário, as mudanças artísticas de uma época e função prática do ambiente.

Publicidade

Por isso, um quem faz o curso de arquitetura precisa, além das disciplinas exatas, de formação na área artística e humana.

Por meio do curso, o arquiteto aprende a planejar, projetar e desenhar espaços urbanos. Desta forma, pensando em contribuir, melhorando o ambiente que ajudando a vida das pessoas a serem melhor.

Para isso, devem ser pensados os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do ambiente.

Visando se tornar um arquiteto é preciso fazer o curso superior da área e conseguir o diploma de bacharel em Arquitetura reconhecido pelo MEC.

Publicidade

Se preferir, veja o guia de profissões completo!

Perfil Profissional do Arquiteto

O arquiteto é um profissional que possui formação de nível superior e faz projetos, desenhos, e acompanha a execução de construções, edificações e quaisquer outras estruturas visando contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas e das cidades.

Ele, também, pode trabalhar na preservação do patrimônio histórico de um lugar, cuidar do planejamento urbano e do planejamento regional, cuidar do paisagismo e da arquitetura de interiores, entre outras coisas.

No país, a maioria dos arquitetos não trabalham para empresas. Mas, sim, como autônomos, ou sendo dono ou sócio de uma empresa de arquitetura e urbanismo.

Trabalhando por conta própria, o valor de rendimentos é bem mais alto do que dos arquitetos que atuam como assalariados em diferentes empresas públicas e privadas.

Algumas delas são ligadas a infraestrutura e urbanização, aos órgãos públicos de preservação do patrimônio histórico, a construtoras, a indústria e comércio moveleiro, ao restauro de edifícios, ao paisagismo, a arquitetura de interiores.

Visando ser um arquiteto e urbanista, é preciso ter formação superior e registro no CREA.

Conheça a profissão Arquitetura e Urbanismo

Conheça agora o mercado de trabalho, perfil e salários de um Arquiteto.

Mercado de Trabalho – Possibilidades na Arquitetura

Um arquiteto pode projetar e coordenar construções e reformas em ambientes internos e externos.

É ele que define os materiais que precisam ser usados, levando em conta a distribuição de elementos sobre o ambiente.

Quanto ganha um Arquiteto?

Quanto ganha um arquiteto de acordo com a jornada de trabalho é de:

  • 6 salários mínimos – uma jornada de 6 horas;
  • 7,25 salários mínimos – jornada de 7 horas;
  • 8,5 salários mínimos – uma jornada de 8 horas.

Aqueles que têm maior renda são os que possuem a sua própria empresa ou que possuem sociedade com um escritório de arquitetura.

Confira aqui, todos os tipos de profissões e seus salários!

Curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura é um bacharelado que dura em média, 5 anos. Ele ensina a organizar e projetar espaços externos e internos, de acordo com critérios.

Fazem parte do currículo disciplinas de Ciências Exatas e Humanas, sendo que a maior parte é de aulas práticas. Mas a grade irá variar de universidade para universidade.

E então, gostou dessa profissão? Faça agora o teste vocacional e descubra se o curso de arquitetura combina com você!

Rate this post
Publicidade