Na internet é possível encontrar diversos sites para realizar um teste de personalidade. Entretanto, geralmente esses testes servem para pessoas que ainda não decidiram qual faculdade fazer e qual carreira profissional seguir.

Desse modo, consiste em diversas perguntas onde no final são apresentadas opções de carreiras. Isso tudo é baseado em seis tipos de personalidades. Portanto, aqui aprofundaremos este assunto.

Publicidade

Qual a importância do teste de personalidade?

O teste de personalidade apresenta uma certa clareza a fim de que as pessoas possam definir o seu futuro. O Teste Vocacional consiste em perguntas de assinalar, com níveis entre “não gosto” e “gosto”, assim, sendo amplamente utilizado em todo o mundo.

A realização desse exercício é interessante, assim como o acompanhamento de um psicólogo a fim de não errar na escolha de sua profissão.

Publicidade

Teste de John Holland

Nascido em 1919, Johan Holland foi um psicólogo estadunidense. No fim da década de 1950 começou a desenvolver trabalhos voltados a temas ocupacionais, seguindo a Teoria das Escolhas Vocacionais.

Conforme essa concepção, os traços profissionais de uma pessoa são baseados em suas características subjacentes. Embora reconhecesse que existem diversas personalidades no mundo, o teste consiste em seis delas.

Realística

Os realistas são pessoas que tem os pés no chão e responsáveis por suas ações. Buscam cumprir as promessas realizadas, mesmo que para isso tenham que fazer alguns esforços. A personalidade do realista diz que ele não fala muito, porém, é um bom ouvinte.

É um parceiro ideal, fiel, equilibrado e sensato. Assim, busca mostrar sua proximidade com as pessoas através de atos. Áreas interessantes: Agronomia, Engenharia ou Mecânica.

Investigativa

Apresenta frieza diante de situações, assim como alheamento, não apresentando grandes reações diante de situações intensas. Geralmente buscam atividades teóricas e autônomas, a fim de que não tenham que lidar com vínculos grupais. São bastante centrados em si e também solidários. Áreas interessantes: Biologia, Física, Matemática ou Sociologia.

Artística

Pessoas que tem a personalidade artística devem estar seguras em um ambiente onde possam demonstrar o contato interpessoal. Em outras situações, geralmente são tímidas e introvertidas.

Bastante suscetíveis a perceberem compreensões empáticas através de ações das outras pessoas e também através de estímulos emocionais. Áreas interessantes: Artes Plásticas, Literatura, Música ou Teatro.

Social

São extremamente ligados aos itens que compõe um ser humano social. Apresentam sensibilidade e responsabilidade, buscando auxiliar, orientar, tratar e resolver problemas de outras pessoas.

Contam com personalidade expansivas, que precisam ter a atenção consigo, ocupando um papel de destaque nas atividades que executam. Áreas interessantes: Enfermaria, Professor ou Trabalho Social.

Empreendedora

A personalidade empreendedora indica pessoas que precisam se comunicar verbalmente, a fim de que consigam influenciarem outros e atinjam os seus objetivos.

A busca é constante por poder e status. Apresentam bastante iniciativa para que consigam chegar onde desejam, por outro lado, são introvertidos nas relações pessoais. Áreas interessantes: Advocacia, Gerência ou Política.

Convencional

Sentem-se confortáveis no âmbito interpessoal somente quando realizam atividades do cotidiano e estruturadas. Os afetos são controlados por pessoas com a personalidade convencional.

Geralmente ocupam posições de subordinado, embora identifiquem-se com questões que envolvam status e poder. Áreas interessantes: Administração, Contabilidade, Organização ou Vendas.

Agora que você entendeu como funciona o teste, descubra sua personalidade…

Avalie