Publicidade

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ é uma das principais universidades do Brasil. Ficando em 11º lugar no ranking das melhores universidades do país pela Times Higher Education. Os estudantes que desejam conseguir a sua vaga por meio do vestibular da UERJ, precisam estar preparados.

Como funciona o vestibular UERJ?

Ela é a única universidade pública do Rio que não utiliza as notas do Enem ou o Sisu como forma entrada pelo vestibular. Dessa forma quem quer ter a sua vaga, deve ficar de olho no processo de seleção.

Publicidade

O vestibular da universidade acontece uma vez por ano, dividido em duas fases:

Exame de Qualificação: é a primeira fase, na qual é realizada uma prova de múltipla escolha com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Aqueles que passam pelo Exame de Qualificação precisam se inscrever na segunda fase;

Exame Discursivo: é a segunda fase, na qual é feita a escolha do curso e pela opção ou não do sistema de cotas, se estiver dentro das condições. O exame consiste em uma redação e outras duas disciplinas específicas ligadas ao curso escolhido.

Publicidade

Obs.: Os resultados são válidos apenas para o ano em questão.

Inscrição no UERJ vestibular

A primeira fase com o Exame de Qualificação é realizada duas vezes por ano. E cada candidato pode fazer as duas provas para conseguir uma vaga ao ano seguinte. O importante é ter atenção nas datas de inscrição ao exame. Sendo que a primeira acontece no primeiro semestre, normalmente no mês de março. A próxima acontece no segundo semestre. A inscrição para o Exame de Qualificação é realizada pela internet no site da UERJ.

Os candidatos a vaga podem solicitar a isenção para a taxa de inscrição, caso se enquadrem nas condições. Para fazer a prova é necessário pagar R$ 60,00. O resultado do pedido de isenção sai em alguns dias antes do começo das inscrições.

Como é a prova do vestibular UERJ

Vestibular UFRJ

Primeira fase – Exame de Qualificação

A prova consiste em uma prova de 60 questões, separados por conteúdos de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A aprovação acontece conforme a quantidade de acerto.

A reprovação, aprovação vai de acordo com a porcentagem de questões acertadas:

  • Acerto igual ou menor que 40%: reprovado com conceito E e sem pontuação;
  • Acerto maior que 40% e igual ou menor que 50%: aprovado com conceito D e 5 pontos;
  • Acerto maior que 50% e igual a ou menor que 60%: aprovado com conceito C e 10 pontos;
  • Acerto maior que 60% e igual a ou menor que 70%: aprovado com conceito B e 15 pontos;
  • Acerto maior que 70%: aprovado com conceito A e 20 pontos.

Prova do Exame de Qualificação

Essa prova é para testar as habilidades de observação, interpretação, análise e avaliação.

Conteúdo abordado em linguagens – trata de questões relativas à Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura, com leitura, interpretação e análise de gêneros. Para a avaliação em Literatura, a universidade recomenda a leitura de 4 livros para o processo de cada ano.

Conteúdo de matemática – exercer o raciocínio matemático para resolver situações-problema ligados ao cotidiano das pessoas, nas áreas de aritmética, álgebra, geometría e estatística.

Conteúdo de ciências da natureza – ela conta com questões interligadas as disciplinas de Biologia, Física e Química, mostrando situações do dia a dia.

Conteúdo de ciências humanas – apresenta questões ligadas às disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, relacionando com as Ciências Sociais. São colocadas de forma interdisciplinar, de acordo com o contexto brasileiro e mundial.

Provas do Exame Discursivo

Aqueles que conseguirem 5 pontos, no mínimo, no Exame de Qualificação passaram para o Exame Discursivo. É realizada uma mesma prova de redação, e duas outras específicas conforme as disciplinas ligadas ao curso escolhido. O programa de cada prova de disciplina específica para os cursos fica disponível no edital da UERJ. É importante ficar atento aos prazos, porque é necessário fazer uma nova inscrição.

As 3 provas valem 80 pontos, para um total de 100 pontos, com o Exame de Qualificação. Uma prova específica da segunda fase possui um peso 2, e a prova de redação e de outra disciplina específica têm peso 1. Caso uma das 3 provas da segunda fase for zerada, o estudante já automaticamente eliminado do processo.

Redação

A Redação é a mesma para todos os candidatos, mostrando uma pergunta-problema ligada à algum assunto sobre o livro escolhido. Todos os estudantes devem escrever um texto argumentativo-dissertativo, em prosa, falando sobre o problema apresentado, tendo o livro como referência, com título e em norma-padrão.

Dicas para a Prova

No dia da prova, leve uma bolsa só com o que for necessário. Será preciso levar o cartão de confirmação da inscrição, um documento de identificação com foto e uma caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul.

A prova dura 4 horas, sendo permitido levar lanche para comer na sala. O recomendado escolher lanches leves, como biscoitos, sanduíches feitos com pão de forma, frutas e iogurtes. Uma boa opção é comer uma barrinha de chocolate para dar energia.

Datas do vestibular UERJ

A inscrição da UERJ para o vestibular começou em 10 de abril, até o dia 6 de maio para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2020, com uma taxa de R$ 60,00. O cronograma, o cartão de confirmação de inscrição, com os locais da prova, foram disponibilizados para consulta entre os dias 22 e 28 de maio.

A prova da 1ª fase foi realizada em 9 de junho de 2019, com questões objetivas de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A segunda fase será realizada no dia 15 de setembro de 2019, tendo como livro indicado para leitura ”Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes”. O exame discursivo está o previsto para 1º de dezembro de 2019. Com leitura dos livros “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e “Antes de Nascer o Mundo” de Mia Couto.

Além disso, veja também tudo o que você precisa saber sobre o Vestibular de Medicina!

Rate this post
Publicidade